CRÍTICA: Sim ou Não


Título Original: Yaak Rak Gaw Rak Loey
Lançamento: 2010
Direção: Saratswadee Wongsomphet
País de Origem: Tailândia 
Gênero: Romance / Comédia
Duração: 102 min

Yes or No é o primeiro filme com a temática lésbica da Tailândia. Embora a língua tailandesa possa causar certo estranhamento no inicio, isso logo passa nos minutos iniciais, quando somos apresentados a trama. Em sua primeira cena, conhecemos Pie (Aom Sucharat Manaying), uma garota que, insatisfeita com sua última colega de quarto, está mudando para outro dormitório no colégio.

Já acomodada no novo quarto, conhece Kim (Supanart Tina Jittaleela), uma “tomboy”, que se veste e se parece com um garoto. Pie logo estranha e, para se distanciar, cria uma divisão no quarto. Enquanto isso, sua melhor amiga Jane (Arisara Thongborisut) se apaixona por Kim.

Não é difícil de prever o que vai acontecer daí pra frente, já que o filme gira em torno da amizade entre Kim e Pie. De certa forma é um romance bem clichê e “para adolescentes”, mas nem mesmo isso tira a beleza do filme. Além do mais, entra em várias questões como o preconceito e o medo de se aceitar perante a sociedade. Afinal, a repreensão por parte de muitas pessoas ainda é um grande problema na sociedade, que julga o diferente como algo errado.

Como já disse anteriormente, o filme tem uma história bem fofinha e romantizada o que pra muitos pode ser um ponto negativo, já que não foca nas reais dificuldades de ter um relacionamento homossexual.

Ponto positivo pra música chave, que tem uma melodia envolvente e uma letra lindíssima.  

AVALIAÇÃO: 

Mais sobre: TRAILERIMDbFilmow